Centro Cultural Ferreira
Escola

Centro Cultural Ferreira
Salão de prácticas

Salão de aulas teóricas e prácticas
Loja com material DeRose
Culinária
Vestuários
Garagem

Nossa proposta cultural

Nossa proposta cultural
Segundo o Dicionário Houaiss, cultura significa, entre outras coisas: conjunto de padrões de comportamento, crenças, conhecimentos, costumes etc. que distinguem um grupo social. Pois bem, Nossa Cultura é uma reeducação comportamental que contempla especialmente a qualidade de vida, o bom relacionamento entre os seres humanos e tudo o que possa estar associado com isso.
Nossa proposta de reeducação comportamental visa a tornar as pessoas melhores, mais polidas, mais viajadas, mais refinadas, mais civilizadas, mais cultas, que aprimorem até sua linguagem e suas boas maneiras. Propomos uma forma mais sensível e amorosa de relacionamento com a família, com o parceiro afetivo, com os amigos, com os subordinados e com os desconhecidos. Recomendamos que eventuais conflitos sejam solucionados elegantemente, sem confrontos. De quebra, ensinamos como respirar melhor, como relaxar, como concentrar-se e cultivar a qualidade de vida, proporcionando condições culturais e sociais para que os jovens se mantenham longe das drogas, do fumo e do álcool. Tudo isso junto, em última análise, conduz ao autoconhecimento.

Nossa proposta cultural

Nossa definição de qualidade de vida
Qualidade de vida é relacionar-se de maneira descontraída, ética e responsável com o meio ambiente e o meio sócio-cultural, procurando compartilhar e interagir, agregando sempre generosidade, elegância, respeito e carinho às nossas relações humanas (sociais, profissionais, familiares, afetivas e outras), mediante a adoção de um conjunto de valores que incluem boa cultura, boa civilidade e boa educação.
Qualidade de vida é manter um padrão de gastos dois degraus abaixo do que você ganhar. É residir próximo ao trabalho. É alimentar-se com frugalidade. É conseguir extrair satisfação de todas as coisas. É esbanjar o seu tempo dando atenção aos amigos e aos conhecidos. É dar flores à pessoa amada. É não se deixar abalar pelos percalços da vida. É amar com franqueza e perdoar com sinceridade.

Seus valores cativam

Seus valores cativam

Quando efetuar a sua matrícula receberá um livro, de leitura muito agradável, que o título é bem sugestivo Método de Boa Maneiras, DeRose, Egrégora, uma coletânea bem humorada de dicas sobre etiqueta politicamente correta e sem salamaleques.

Ao interagirmos, em toda e qualquer situação, nos mais diversos níveis de atividade, temos de estar conscientes de algumas peculiaridades, sobre nós mesmos e sobre o outro com quem nos relacionamos naquele instante. São questões objetivas e claras:

  • O que melhorar?
    Principalmente da minha parte, se possível no outro.
  • Como melhorar?
    Ter a clareza do caminho, composto por ações, de como realizar o aprimoramento, principalmente em si e se possível no outro.
  • Quais os requisitos para melhorar?
    Saber se realmente dispõe das características, insumos, tempo/espaço, para essa específica construção, e compreender na relação até aonde vai a capacidade do parceiro.
  • Estamos de prontidão para melhorar?
    Reconhecer se a atitude, a proatividade e a vontade íntima estão presentes em mim e no outro.

Uma vez delimitado esses parâmetros, o nosso campo de atuação fica mais tangível e os limites traçados não mais restringem as individualidades, passam a atuar como um suporte para as atividades sócio-culturais, isso gera desenvolvimento confortável e colabora com a expressão pessoal mais próxima da alegria sincera.